ATA DE REUNIÃO COM OS MORADORES DO RESIDENCIAL VOLPI 2

04/07/2019

Estavam presentes no encontro a Equipe de Engenharia da COENG, os Adquirentes, a Empresa responsável pelo Trabalho Social/INSIGHT e Síndicos convidados do Residencial Villas do Rio Madeira I, Sr. José Aldo e do Residencial Volpi I, Sr.ª Fabiane. A Srª. Adriana Ferreira, responsável pela execução do Trabalho Social (TS), cumprimentou os adquirentes presentes dando-lhe boas-vindas e destacou a importância da parceria realizada com a COENG na execução do TS em nove empreendimentos. Salientou ainda, a importância do trabalho social para a construção de um sentimento de pertencimento a futura moradia e para a construção de um ambiente dialógico e harmônico. Em seguida, apresentou em slide a pauta da reunião e passou a palavra para o Diretor Geral/ COENG, o Sr. Emerson Fidel, que cumprimentou os adquirentes e agradeceu a parceria firmada e a credibilidade depositada na empresa e em todos os seus membros. Ele prestou informações sobre o andamento da obra, informando que a empresa tem o compromisso de entregar o empreendimento dentro do prazo estabelecido e inclusive tem equipes trabalhando aos sábados para procurar atender aos prazos. Esclareceu ainda que nos próximos 60 dias após a conclusão da obra, no mês de agosto será iniciada a tramitação das questões legais, com a realização das vistorias e emissões das licenças pelas Secretarias Municipais de Trânsito (SEMTRAN), Meio ambiente (SEMA), Corpo de Bombeiros, Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), Fazenda (SEMFAZ), Receita Federal (Certidão Negativa de Débitos – CND) e a Instituição do Condomínio e o Registro individualizado dos imóveis. Após a emissão dessas certidões, logo em seguida, será realizada a vistoria e a entrega do imóvel (áreas comuns) ao condomínio, que deverá estar formalizado e posteriormente para cada adquirente. Em seguida, o Engenheiro Lucas Araújo, Gerente Operacional/ COENG, cumprimentou os adquirentes e prestou maiores informações sobre a obra. Ele acrescentou que todos estão empenhados em cumprir os prazos estabelecidos e que as dificuldades enfrentadas foram decorrentes do atraso de materiais, e citou que inclusive estavam aguardando a entrega das louças do banheiro e outras. Ele destacou que um fator agravante para o atraso foi a greve dos caminhoneiros, que infelizmente afetou de maneira geral a obra. Finalizou reforçando, o compromisso de todos com a entrega do empreendimento e em seguida, convidou o Engenheiro da Obra, o Sr. Edgard, para acrescentar maiores informações sobre a evolução do empreendimento.   O engenheiro informou que há 41 funcionários da COENG na execução da obra e que inclusive trabalham aos finais de semana e feriado. Complementou informando que há várias empresas terceirizadas trabalhando em conjunto para a entrega da obra no prazo. Aproveitou a oportunidade e informou, que o carregamento de louças do banheiro e outros materiais que estava com atraso na entrega havia acabado de chegar ao canteiro de obras. Concluiu informando que a parte elétrica de alguns imóveis já foi iniciada e que falta finalizar alguns serviços de infraestrutura. O Diretor Geral, Sr. Emerson, ao final apresentou a Equipe COENG, Sr.ª Tairine, Arquiteta, Sr.ª Márcia, setor administrativo, o Sr. Tiago e o Sr. Randerson, ambos estagiários de Engenharia e a Srtª Yasmin, menor aprendiz. Ele informou, ainda, que no Volpi II foram realizadas melhorias de infraestrutura em relação ao Volpi I visando maior praticidade e manutenção. Logo após, agradeceu a presença dos síndicos convidados a Sr.ª Fabiane, Residencial Volpi I e o Sr. José Aldo, Residencial Villas do Rio Madeira I, por socializarem suas experiências quanto a constituição do condomínio e sua gestão. Ele informou ainda que a COENG é a única empresa que realiza o trabalho social, com o objetivo de organizar e constituir o condomínio. O Sr. Lucas acrescentou que um condomínio bem administrado valoriza o imóvel e elogiou a gestão do Sr. José Aldo. Logo após, a Sr.ª Fabiane falou sobre sua gestão no Residencial Volpi I destacando a importância da discussão e votação da convenção, do regimento interno e da eleição para constituição dos representantes do condomínio. Ao final salientou que a participação em cada uma dessas etapas é fundamental para todos conhecerem as normas e regras estabelecidas e principalmente para a boa convivência do grupo. O Sr. José Aldo fez um breve relato das dificuldades enfrentadas no seu condomínio e sobre sua experiência como síndico há oito anos. Reiterou a importância de todos na participação das reuniões, nas votações da convenção e regimento interno, na transparência, no zelo e respeito à coletividade. Esclareceu a necessidade de buscar representantes para o condomínio comprometidos com o respeito, a convivência em grupo e os cuidados para a valorização do imóvel. Concluiu salientando que as reuniões do trabalho social possibilitam essa interação com o grupo e também colaboram para a mobilização prévia de todos para discussão de seus direitos e deveres e da organização do condomínio, por meio da criação das comissões de acompanhamento da obra e de arrecadação. Questionados sobre os valores de desembolso da taxa de condomínio, os síndicos, informaram os valores e os serviços que podem ser contratados para minimizar os custos do condomínio. A Sr.ª. Adriana, agradeceu a presença dos síndicos convidados e principalmente pela socialização de informações sobre aspectos da gestão condominial. Na sequência apresentou à equipe do TS da Insight (Equipe de apoio – Ângela e Maiara e o Advogado Marcelo) e fez referência à pauta da reunião: – Informações sobre financiamento/ CAIXA; – Socializando experiências do TS – CONVIDADOS, – Informações sobre o TS (metodologia, reuniões, deliberações, constituição das comissões, discussão da convenção, eleição do síndico e demais membros) / INSIGHT; – Informações sobre o Empreendimento/ COENG; e – Visita ao empreendimento/ COENG. No que se refere a questão do financiamento foi informado que devido à ausência do técnico da CAIXA, será realizado novamente outro convite para sua participação no próximo encontro. Em seguida, a TS explanou sobre o objetivo do trabalho social, os eixos norteadores, a competência dos agentes envolvidos, a importância da constituição das comissões de acompanhamento da obra e de arrecadação e suas finalidades, a metodologia a ser utilizada, cronograma e duração dos encontros – 1:30h. Destacou como principais eixos do TS, o processo de mobilização para organização e constituição do condomínio e das comissões, a formalização, transparência e publicidade das ações. Esclareceu o papel de cada agente envolvido COENG, CAIXA, INSIGHT e ADQUIRENTES. Acrescentou que todos os encontros contarão com o registro de presença para formalizar a legitimidade do processo de discussão da convenção e organização do condomínio. Destacou a importância das regras de convivência dos encontros, para que todo processo de discussão transcorra de forma respeitosa e positiva. Complementou apresentando o cronograma de reuniões/ temas respectivamente organizados da seguinte forma: Dia 13 de julho/ 2019, às 9 horasPauta: – Discussão Convenção Condomínio; – Constituição da Comissão de Acompanhamento da Obra; e Relação de candidatos a síndico; e no Dia 17 agosto/ 2019, às 9h, Pauta: – Discussão da Convenção Condomínio; – Eleição do Condomínio. Ela reiterou que a construtora no mês agosto/ 2019 já estará solicitando junto aos órgãos públicos (SEMTRAN/ SEMA/ BOMBEIROS/ SEMUR/ SEMFAZ/ RF (CND) as vistorias e certidões necessárias para a Instituição do Condomínio (Entrada no Cartório – Individualização dos imóveis). Nesse mesmo período, ocorrerá a última reunião do TS, onde deverá ser finalizada a discussão, votação e aprovação da Convenção (nos termos da Lei) e eleição de síndico e outros cargos previstos se instituídos. Após esse processo, a administração eleita, deverá realizar o respectivo registro no Cartório de Imóveis (formalização como pessoa jurídica), para que a construtora possa realizar a entrega das áreas comuns do condomínio aos representantes eleitos e em seguida para cada adquirente. Em seguida, foi realizada uma dinâmica de grupo onde todos se apresentaram e ao final a técnica abriu um espaço para que os adquirentes tirassem suas dúvidas sobre o TS. Um dos adquirentes questionou sobre a importância da constituição das comissões de acompanhamento da obra e de arrecadação, a Técnica informou que no próximo encontro (apresentou o cronograma de atividades – slide) seria realizada a sua composição. O adquirente tornou a ressaltar a importância de antecipar a constituição das comissões, principalmente a de arrecadação, uma vez que esta já poderia ser mobilizada e realizar levantamento prévio de despesas e arrecadar recursos até a entrega da obra. A Técnica Social, explicou que poderia antecipar essa atividade e pediu que o grupo se manifestasse sobre a pertinência ou não da solicitação. Como todos concordaram com a ação proposta, a Técnica Social ressaltou que tudo seria registrado em ata e já realizou o convite/ chamamento aos adquirentes presentes no encontro para constituírem as comissões. Manifestaram interesse para compor a Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO): Sr.ª. Raísa – Casa 17, o Sr. Edson – Casa 20 e a Sr.ª Fernanda – Casa 18 e Comissão de Arrecadação: Sr. Paulo Henrique – Casa 12, Sr. Samuel – Casa 26 e Sr. Claudemir – Casa 07. A Técnica informou que a CAO poderá realizar a vistoria nos imóveis já no próximo encontro e que será fornecido um formulário próprio para preenchimento pela comissão e os resultados da vistoria deverão ser apresentados aos demais adquirentes. Quanto à comissão de arrecadação, a Técnica informou que disponibilizaria o levantamento das despesas iniciais a comissão. A Técnica Social finalizou questionando os participantes sobre algum outro tipo de dúvida em relação aos temas abordados. Como não ocorreram manifestações a Técnica Social agradeceu a presença dos adquirentes, lembrou que o próximo encontro ocorrerá dia 13/julho, às 9 horas, com a seguinte Pauta: – Informações sobre financiamento/ CAIXA; – Discussão Convenção Condomínio; – Constituição das Comissões (suprimida – ação já realizada no 1º encontro); e Levantamento de candidatos a síndico e outros membrosFicou acordado que será a ata da reunião será disponibilizada no site da COENG, juntamente com o cronograma dos encontros. Depois todos foram convidados a participarem do café da manhã e visitarem o empreendimento. Nada mais havendo para tratar no momento, a reunião foi encerrada e contou com a presença de todos que assinaram a lista de frequência, sendo a ata lavrada por mim, Adriana Ferreira.

EM ANEXO, CRONOGRAMA DE TRABALHOS:

Trabalho_Social_Residencial